12 de outubro: Día de la Hispanidad

Todos os países hispano hablantes comemoram no dia 12 de outubro, o Dia da Hispanidade. Essa data marca o descobrimento da América por Cristóvão Colombo.

A semana do dia 12 de outubro une os povos latino americanos e espanhóis a favor de diversas comemorações da cultura hispânica. Até o século XV, Europa e América eram 2 mundos distintos, cada uma se desenvolvia separadamente sem saber da existência da outra, e os povos pré-colombianos e os índios das Américas se desenvolviam também separadamente uns dos outros.
O mundo Europeu estava na fase das grandes navegações, desbravando os oceanos afora, expandindo seus horizontes geográficos, e no dia 12 de outubro de 1492, Europa e América se encontraram pela primeira vez, e desde então o mundo como era conhecido nunca mais foi o mesmo.
Partindo do porto espanhol de Palos de la Frontera em Sevilla em 3 de agosto de 1492, Cristóvão Colombo rumou para Ásia em mar desconhecido.
Eram 3 embarcações pequenas: Nina, a cargo de Vicente Yañes Pinzón, Pinta, a cargo de Martín Alonso Pinzón, e Santa Maria, a cargo do próprio Colombo, completadas com aproximadamente 150 tripulantes, todos aventureiros buscando riqueza e desafios arriscados em mares desconhecidos.
A viagem, como se era de esperar foi feita repleta de dificuldades, faltou comida, água, doenças dizimaram parte da tripulação, houve ameaça de motins e a própria liderança de Colombo foi posta várias vezes a prova devida à desmotivação e dúvidas referente ao sucesso da viagem. Colombo anotava tudo em seu diário de viagem, por isso, sabemos como foi difícil toda essa empreitada de 36 dias.


No dia 12 de outubro de 1492 Colombo avistou terra, e daí o mundo mudou completamente, o velho mundo (a Europa) e o novo mundo (América) se encontraram.
Desembarcaram pela primeira vez nas costas da ilha Guanahani, que Colombo batizou de San Salvador. O primeiro contato com os índios nativos foi pacífico, houve até troca de presentes. Logo depois, os espanhóis resolveram fundar seu primeiro povoado, o local escolhido foi as Ilhas de Cuba e Haiti, onde foi fundado o Forte Navidad.
Então, em todos países hispano hablantes, no dia 12 de outubro se comemora “El Día de la Hispanidad”, ou “El Día de la Raza”, ou também “Dia de lãs Culturas”,
 Celebrando a união das mais diferentes etnias do mundo hispânico.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: