São João em Portugal e na França:

Portugal
Em Portugal, estas festividades, genericamente conhecidas pelo nome de Festas dos santos populares, correspondem a diferentes feriados municipais: São Gonçalo em Amarante; Santo António em AljustrelAmaresCascaisEstarrejaFerreira do ZêzereLisboaProença-a-Nova,Reguengos de MonsarazVale de CambraVila Nova da BarquinhaVila Nova de Famalicão,Vila Real e Vila Verde; São João em Aguiar da BeiraAlcocheteAlmadaAlmodôvarAlcácer do SalAngra do HeroísmoArmamarArronchesBragaCalhetaCastelo de PaivaCastro MarimCinfãesFigueira da FozFigueiró dos VinhosGuimarãesHortaLajes das Flores,LourinhãLousãMértolaMoimenta da BeiraMouraNelasPortoPorto SantoSanta Cruz das FloresSanta Cruz da GraciosaSertãTabuaçoTavira,Terras de BouroValongoVila do CondeVila Franca do CampoVila Nova de GaiaVila do Porto e Vizela; São Pedro emAlfândega da FéBombarralCastro DaireCastro VerdeCelorico de BastoÉvoraFelgueiras,Lajes do PicoMacedo de CavaleirosMontijoPenedonoPorto de MósPóvoa de Varzim,Ribeira BravaSão Pedro do SulSeixalSintra e Torres Vedras.

Nas cidades do Porto e de Braga em Portugal, o São João é festejado com uma intensidade inigualável, sendo que a festa é, à semelhança do que acontece no Nordeste do Brasil, entregue às pessoas que passam o dia e a noite nas ruas das cidades que são autênticos arraiais urbanos.

Festas de São João são ainda celebradas em alguns países europeus católicos, protestantes e ortodoxos (FrançaIrlanda, os países nórdicos e do Leste europeu). As fogueiras de São João e a celebração de casamentos reais ou encenados (como o casamento fictício no baile da quadrilha nordestina e na tradição portuguesa) são costumes ainda hoje praticados em festas de São João europeias.

                                                                                       O São João do Porto, em Portugal.

 

França

A “Fête de Saint-Jean” (Festa de São João), tal como no Brasil e em Portugal, é comemorada no dia 24 de junho e tem como maior característica a fogueira. Em certos municípios franceses, uma alta fogueira é erigida pelos habitantes em honra a São João Batista. Trata-se de uma festa católica, embora ainda sejam mantidas tradições pagãs que originaram a festa. Na região de Vosges, a fogueira é chamada “chavande”.

                                                                                        São João na região de Vosges,  França

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: