Las Fallas

Fallas é o nome dado a uma festa de rua da região Valenciana celebrada em homenagem a São José. Pra entendermos mais rápido é mais ou menos como o nosso carnaval, pois contem carros alegóricos, que são na realidade as Fallas propriamente ditas. Então o povo fica pela rua, bebendo, andando e estourando bombinhas – MUITAS! MUITAS MESMO! É difícil até mesmo dormir nos quatro dias de Fallas, por causa da quantidade absurda de bombinhas estouradas. De 15 a 19 de março acontecem desfiles pelas ruas, feiras de comidas típicas e tudo mais aquilo que já estamos acostumados a ver no Brasil nesse tipo de festa. O diferente aqui diz respeito às Fallas.

As Fallas, ou seja, os carros alegóricos são muito bem feitos, lindamente produzidos e primorosamente acabados. Tudo isso dito, dá até uma peninha de saber que no último dia, tudo isso é queimado a partir da meia noite no que eles chamam de Noite do Fogo, tudo sob a supervisão dos bombeiros, claro.  Então durante os dias de festa, um carro alegórico é eleito o vencedor, e só ele se salva da queimação. Todos os outros carros são postos em chamas sob aplausos e gritos animados do povo na rua. Lá também existe a divisão por grupos, como no carnaval no Brasil, e as que concorrem no grupo especial podem chegar a custar cerca de 700 mil euros. A que ganhou esse ano custou 300 mil e o segundo lugar, 600 mil euros.

Toda Falla tem a sua Fallera, uma mocinha da cidade escolhida pra ser a representante de cada Falla. E é ela quem acende o fogo da sua Falla. Uma queima de fogos acontece ali mesmo, ao redor do carro alegórico, que dura cerca de cinco minutos. Jogam um pouco de gasolina no carro, colocam uns fogos de artifício ao redor dele e depois, uma corda com fogos é enrolada no carro e esticada até um pouco longe do carro. De lá a Fallera daquele carro acende a corda que faz estourar os fogos de artifício, um por um, até chegar ao carro alegórico. Os fogos de artifício ao redor do carro começam a estourar e logo ele entra em chamas. Enquanto o fogo sube até o topo do carro todos gritavam, aplaudiam e se divertiam muito!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: